servidor

Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Um repórter que sempre prima pela notícia com credibilidade e transparência

segunda-feira, 15 de março de 2010

Mortes por arma branca lideram ranking da violência

Os crimes de homicídio praticados por arma branca em todo o Estado do Amapá até o último sábado, 13, mostravam uma triste realidade. 27 pessoas já haviam morrido em decorrência de arma branca que li-dera o ranking de mortes violentas. No mesmo período do ano passado foram registrados 19 crimes, sendo que destes 10 foram executados na capital. Autoridades afirmam que a facilidade de se conseguir uma arma branca, maioria dos casos facas, ajuda a manter esse índice.

A facilidade de se carregar o instrumento também ajuda a engrossar as estatísticas. Outro dado alarmante dentro desse assunto são as vítimas. Maioria delas são jovens com idades entre 17 e 30 anos de idade. Alguns desses crimes estão diretamente ligados ao tráfico de entorpecentes e a luta por domínio de território onde a droga é comercializada.

"não tem como evitar, infelizmente, esses crimes entre jovens. Eles acabam se envolvendo com o crime muito cedo. A desigualdade social é um fator que está presente nesses casos. Se avaliarmos, os jovens que são recrutados pelos traficantes e criminosos, em quase sua totalidade, são de famílias pobres e até miseráveis. Eles passam a fazer parte de grupos responsáveis por manter determinado território dos traficantes, evitando assim, que outro grupo entre para traficar. Essa é a realidade que está matando esses jovens" disse um investigar da Polícia Civil que trabalha diretamente com essa área.

Nenhum comentário: