servidor

Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Um repórter que sempre prima pela notícia com credibilidade e transparência

sexta-feira, 12 de março de 2010

Morte de brasileiro motivou ação na fronteira

Gerndarmes no momento em que desenbarcavam na região das pedras onde brasileiros foram presos e humilhados
O assassinato de Manoel Neucino dos Santos Monteiro, 26, cujo corpo foi encontrado na cachoeira do Pantani na fronteira entre Oiapoque e a Guiana Francesa, teria sido a motivação para que os policiais franceses (Gendarmes) fossem até à região das pedras localizada próximo à Clevelândia do Norte, onde eles prenderam vários brasileiros que ficaram algemados sob o sol escaldante por mais de três horas nesta quarta-feira, 10.

A informação foi repassada ontem por canoeiros que participaram da ação de libertação dos compatriotas. De acordo com o colaborador do Diário do Amapá, Roberto Veiga, que acompanha o caso na fronteira, o corpo de Manoel Neucino foi encontrado por homens que teriam informado as autoridades francesas.

Apenas os pés da vítima apareciam um pouco para fora d'agua. Ele levou um tiro na altura das nádegas de uma espingarda calibre, 12. Depois teve uma corda amarrada ao pescoço. O próximo passo do criminoso, ou criminosos, foi amarrar uma pedra grande na outra extremidade da corda. O corpo foi afundiado no rio para que não fosse encontrado. Manoel Neucino trabalhava na região como "mula", como são chamados os homens que trabalham com a passagem de barris de óleo pela mata. O crime está sendo investigado pelas autoridades locais.

Assim que a polícia francesa foi informada do achado, dois barcos patrulheiros foram enviados para a região, conforme relato dos catraieiros. Por volta de 8h30 da manhã de quarta-feira, 10, as embarcações que seguiam de Vila Brasil e Ilha Bela para Clevelândia foram interceptadas pelos Gendarmes. Os brasileiros presos foram algemados e colocados sentados sobre as pedras. Isso causou revolta em outros brasileiros.

Assim que os Gendarmes deixaram as pedras levando os presos e suas canoas, mais de vinte catraieiros cercaram as embarcações dos policiais franceses que efetuaram vários disparos. Após muita insistência os presos foram finalmente libertados. Essa ação dos brasileiros de libertação dos compatriotas deixou o clima na região ainda mais tenso. A imprensa francesa disse em seus telejornais que os brasileiros atacaram com armas de fogo os policiais franceses. Existe o temor de uma retaliação por parte dos Gendarmes que patrulham aquela área.

Nenhum comentário: