servidor

Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Um repórter que sempre prima pela notícia com credibilidade e transparência

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Legistas do IML de Belém fizeram a exumação dos corpos da família "Negreiro"


Médico Legista Mário Roberto em entrevista exclusiva ao repórter Elden Carlos



Uma equipe médica do Instituto Médico Legal (IML) de Belém (PA) desembarcou por volta de 15h desta terça-feira, 26, no Aeroporto Internacional de Macapá com o objetivo de se deslocar via marítima até a comunidade do Rio Maracujazinho que fica no município de Afuá, onde a equipe comandada pelo médico legista Mário Roberto Oliveira realizou ontem a exumação dos corpos do agricultor Francisco Gomes Negreiros, de 40 anos, e seus filhos Joelson, de 12, e Jorge Gomes Negreiros, de 10 anos.
A família foi vítima de uma chacina ocorrida no dia 23 de janeiro deste ano, naquela localidade. A exumação dos corpos, de acordo com o legista, foi solicitada pela Justiça do Estado do Pará. O requerimento foi feito pela Promotoria de Justiça da Comarca de Afuá. A decisão veio depois que ficou constatado que os corpos não passaram pela necropsia após o crime, o que torna impossível a apresentação da prova técnica (laudo pericial) no processo.Após o despacho da ordem judicial emitida pelo Juiz paraense, à direção do IML do Pará entrou em contato com a direção da Politec em Macapá que disponibilizou toda estrutura necessária para o deslocamento até a área onde os corpos foram sepultados. Peritos amapaenses também foram disponibilizados para ajudar na exumação.
O legista Mário Roberto explicou que mesmo já se passando um mês do ocorrido ainda será possível detectar onde as vítimas foram feridas e que tipo de armas foram usadas para o massacre. "É necessário que inclusive a cabeça dessas pessoas sejam abertas para verificar que partes foram atingidas, já que segundo nossa equipe foi informada, as vítimas foram mortas com tiros, terçadadas e pauladas desferidas principalmente na região da cabeça" disse o legista.Ele afirmou que a autópsia nos cadáveres deveria durar cerca de 4h. Além do médico legista, vieram também o doutor Wagner Barreto que é odonto-legista e o auxiliar técnico Franck Coelho. Wagner Barreto é especialista em reconhecimento pelo processo de verificação da arcada dentária.
O laudo pericial deverá ser concluído e divulgado pelo IML de Belém em no máximo 15 dias. Depois de concluído, o laudo será encaminhado para a Comarca de Afuá onde será anexado ao processo criminal. Os réus que confessaram o crime estão presos. Edielson Pereira da Silva, de 18 anos, está encarcerado na delegacia de polícia de Afuá aguardando transferência para a penitenciária de Americano. João Costa dos Santos conseguiu através de sua família comprovar que no dia do crime tinha, 17 anos. Ele acabou sendo mandado para o Centro de Recuperação de Adolescentes Infratores (Crai) que fica na capital paraense. O crimeJoão e Edielson apresentaram duas versões diferentes para o caso, porém ambos disseram que o triplo homicídio foi articulado por um terceiro elemento. João afirmou que a execução sumária ocorreu porque o suposto "mandante" teria uma animosidade com Francisco. Disposto a eliminar o oponente o homem contratou os dois para executar o plano. Segundo João, pelo serviço eles receberiam a importância de R$ 100. Edielson contrariou o comparsa dizendo que a intenção real era roubar o açaí e dinheiro da vítima. Como reagiu ao assalto ele acabou sendo morto. Para que não houvesse testemunhas eles resolveram matar as crianças como queima de arquivo. Eles acabaram presos por homens do Bope na comunidade.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Traficantes presos com 1kg de cocaína no centro comercial


Três pessoas que estavam em atitude suspeita no centro comercial na tarde de ontem acabaram sendo denunciadas para o serviço reservado de inteligência do Batalhão de Operações Especiais que loca-lizou os elementos por volta de 17h as proximidades do Mercado Central. Segundo a denuncia anô-nima os acusados estariam carregando um grande volume de entorpecentes em uma preta. Ao chegar no local indicado os policiais comandados pelo CB Lima fizeram a abordagem rá-pida e comprovaram a veracidade da denuncia. Com o trio foram apreendidos cerca de 1kg de cocaína.

Presos em flagrante foram apresentados na seccional do bairro Congos Adson Santos Pessoa, de 36 anos, que é procedente de Santarém (PA); Genivaldo Ribeiro Silva, 23 anos, e, Diego Pimentel. Os três não disseram muita coisa. Segundo a polícia, o que já havia sido apurado era que a droga iria ser entregue a um homem no centro comercial.Existem fortes indícios de que os três homens estariam sendo monitorados de dentro do Iapen de onde um grupo de traficantes comandava a negociação.

Parte dessa droga poderia ir parar atrás dos muros da prisão estadual. Somente por volta de 19h é que teve início a tomada de depoimentos dos acusados que deverão responder por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico. Após a lavratura da prisão em flagrante eles seriam encaminhados para a Politec onde passariam pelo exame de corpo delito seguindo posteriormente para a penitenciária.

Caseiro é morto com tiro em área rural


Chegou às 10h50 da manhã de ontem no Instituto Médico Legal, da Politec, o cadáver do caseiro e agricultor Hélio Smith dos Santos, de 23 anos de idade, que foi morto a tiro dentro de sua casa na tarde do último domingo, 24, quando assistia com a esposa à decisão da Taça Guanabara. O caseiro morava na localidade do Areial que fica próxima ao Igarapé das Almas no Torrão do Matapi, distante da capital cerca de 30 quilômetros.

Sem motivos aparentes o homem que até agora é conhecido pela alcu-nha de “Chicão” entrou na casa e abriu fogo contra o caseiro que morreu na hora. Após matar a vítima, Chicão passou a agredir a mulher do caseiro que ainda não teve o nome liberado. Segundo relatos da sobrevivente, após matar seu marido, o acusado passou a agredi-la com socos e chutes. Além disso, ele também desferiu alguns golpes de faca contra seu corpo, provocando-lhe lesões.

Mostrando-se totalmente desequilibrado, Chicão agarrou pelos cabelos da mulher e a empurrou para fora da casa que tem um assoalho alto. Na queda ela acabou quebrando a perna. Mesmo sem poder se locomover o elemento ainda rasgou a roupa da mulher para que ela não corresse em busca de ajuda.Depois de cometer a barbárie ele fugiu e seu paradeiro até agora é desconhecido. As duas vítimas foram encontradas por vizinhos de um ou-tro sítio que foram até o local. A distancia e falta de transporte fez com que as autoridades tomassem co-nhecimento dos fatos em Macapá na noite desta segunda-feira, 25, durante a madrugada de ontem é que o carro da Politec seguiu para a localidade onde procedeu a remoção.

A delegada Sandra Dantas que comanda o Departamento de Polícia do Interior (DPI) disse que já enviou um grupo de agentes para o local do crime para dar início a apuração do assassinato. A delegada foi no final da tarde de ontem até o hospital de especialidades onde a mulher está internada tomar seu depoimento.Sandra Dantas explicou ainda que já mandou buscar a esposa do acusado para também tomar seu depoimento na sede do Departamento que fica na DGPC. O que a delegada quer nesse momento é esclarecer o caso e saber que motivos de fato levaram ao crime. Ela disse acreditar que existe algo muito grave que motivou ao crime. Até o início da noite de ontem o acusado ainda não havia sido preso.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

" Captura" põe as garras em assaltante foragido


Após um ano de investigações intensas agentes do serviço de Captura da Delegacia de Polícia Especializada (DPE) conseguiram chegar ao paradeiro do foragido Ivan dos Santos Marques, de 31 anos, conhecido como “Ivan Gogh” que é acusado da prática de assalto a mão armada.
Contra ele existia um mandado de prisão pelo fato de ser ele o principal acusado de ter assaltado a um ano e meio um vendedor de jóias. De acordo com os autos do processo, Ivan Gogh atraiu a vítima e após anunciar o assalto disparou contra sua perna provocando lesão grave. Após o crime ele fugiu para fora do Estado onde esteve homiziado esse tempo todo.
Após saber que ele estava de volta a cidade, os agentes saíram em seu encalço conseguindo localiza-lo em um kit net no bairro Zerão. O delegado Ronaldo Coelho titular da DPE relatou que o elemento foi reconhecido pela vítima. Outros assaltos que estariam relacionados a Ivan Gogh estão sendo investigados e com sua prisão as vítimas poderão fazer o reconhecimento
Sujeito de boa lábia ele negou o fato e disse falar apenas perante o delegado e Juiz. Exaltado Ivan Gogh disse não ser assaltante e que trabalhava inclusive como informante da polícia, o conhecido “Alcagüete”. Ele também disse que tem medo de morrer na cadeia por ter delatado muitos criminosos.
Após a identificação do acusado e o comunicado a Justiça do Estado sobre sua prisão, Ivan foi mandado ao exame de corpo delito sendo transferido para o Iapen onde aguardará o pronunciamento da justiça.

Homem comete suicídio em casa


A família de Fred Glauber Braga Ribeiro, de 20 anos, encontrou seu corpo pendurado por uma corda que estava passada em seu pescoço por volta de 6h da manhã de ontem. O achado ocorreu no exato momento em que a porta da cozinha foi aberta por um dos moradores da casa. O corpo estava na lateral da área de serviço.
A polícia foi acionada e minutos depois a VTR 233 do 6º BPM chegou ao local para fazer o isolamento da área até a chegada dos peritos. Segundo o Sargento Doriwendel que comandou a operação de resguardo da área, os familiares muito abalados disseram apenas que o rapaz saiu durante a noite para fazer um lanche. Essa foi à última vez em que ele foi visto com vida.
Alguns rapazes que residem às proximidades da casa da vítima que fica Rua General Rondon no bairro Julião Ramos, disseram ter visto Fred por volta de 00h. Ele estava entre um grupo de rapazes que bebiam. “O Fred tava normal mesmo cara. Ninguém poderia imaginar que ele fosse fazer isso” disse um dos amigos dele que preferiu manter o nome em sigilo.
Por volta de 8h30 os peritos da Politec fizeram o registro do local e removeram o cadáver para o IML onde foi feita a necropsia. De acordo com o Sargento responsável pela ocorrência o fato seria registrado na seccional do Pacoval. Um inquérito policial deverá ser instaurado e familiares e amigos que estavam na companhia do rapaz durante a noite deverão ser intimados para prestar depoimento na seccional.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Apenas um dos irmãos "Tenório" foi condenado


Sentaram no banco dos réus no dia de ontem os irmãos Élson e Edézio Ramos Tenório, réus presos que eram os principais acusados de terem assassinado o jovem José Alex da Silva Miranda durante uma festa na sede da Astreap que fica no bairro Marabaixo III – zona norte.
O crime ocorreu por volta de 1h30 da madrugada do dia 28 de janeiro do ano passado quando de acordo com os autos do processo, a dupla encurralou a vítima no interior da sede e lá desferiram três facadas das quais uma acertou a jugular e as outras duas lhe atingiram as costas.
Alex morreu no local e os criminosos fugiram para Santana onde mais tarde os moradores os denunciaram. Eles acabaram presos em flagrante e foram indiciados por homicídio qualificado. Após a lavratura dos autos eles foram encaminhados ao Iapen onde aguardaram o julgamento.
Segundo a polícia a motivação para o crime foi uma rixa existente entre eles. Os irmãos e o rapaz assassinado pertenciam a duas facções criminosas (gangues) que sempre se envolviam em pancadaria ao se encontrarem. Várias foram às vezes que eles se digladiaram.
Depois de julgados os tramites legais e a apresentação de acusação e defesa o Conselho de Sentença condenou por 4 votos a 3 o réu Edézio Ramos. O irmão Élcio foi absolvido da acusação. A defesa conseguiu provar que Élcio não participou do crime. Edézio já havia confessado a autoria do crime. Após a leitura da sentença Élcio foi liberado. Edézio foi encaminhado novamente ao complexo penitenciário onde segundo a condenação deverá pernoitar conforme sentença proferida. O julgamento encerrou por volta de 17h. A família da vítima que acompanhou o transcurso do julgamento se disse indignada perante o resultado.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jovem é executado dentro de casa com um tiro na cabeça


Pelo menos dois homens armados com revólveres invadiram por volta de 22h de ontem, 19, a casa do estudante Jacó Feitosa Silva, de 17 anos, que fica na Avenida Marechal Eduardo Gomes, 216, bairro Infraero I. Após invadir o imóvel um dos elementos efetuou um disparo contra a cabeça do jovem.
O tiro a queima-roupa acertou a fonte direita do rapaz que caiu agonizando no meio da sala onde morreu segundos depois. Os assassinos fugiram as pressas sem serem detidos. Minutos depois do crime a polícia chegou ao local. Várias diligencias foram feitas na área mas ninguém foi preso.
José Vasconcelos dos Santos, pai da vítima, contou que o filho estava dentro de casa e que alguém chamou seu nome do lado de fora da casa. Ao abrir a porta o rapaz teria sido acuado pela dupla de criminosos. Abalado o pai disse que vizinhos viram os elementos que supostamente mataram seu filho. José ficou com medo de delatar os nomes. Ele disse que prefere esperar que a polícia confirme esse fato.
Os motivos segundo o pai também são desconhecidos. Já a polícia acredita que vítima e acusados tivessem contraído uma animosidade. Todos os detalhes já estão sendo levantados pelo serviço reservado de inteligência da polícia que busca respostas para a morte do jovem de dezessete anos.
Uma mulher que mora as proximidades da casa da vítima e que pediu sigilo em seu nome com medo de represália, afirmou ter visto os homens entrarem na casa. Em seguida ela ouviu o estampido de um tiro. Em ato continuo os marginais se evadiram da cena do crime. Até o final da manhã de hoje nenhum dos suspeitos haviam sido presos. Somente após a prisão é que os esclarecimentos a cerca dos fatos serão conhecidos. A policia já estaria de posse dos nomes dos acusados mas sem poder divulgar ainda para não atrapalhar as investigações. O corpo do menor será sepultado às 15h de hoje no cemitério São Francisco de Assis.

"Operação Tigre" quebra boca de fumo na baixada Acre


Três pessoas - entre elas dois menores, foram presos na tarde de ontem na casa de número 213 da Avenida Acre – área de baixada no bairro Pacoval. Homens do serviço reservado de Captura da Delegacia de Polícia Especializada (DPE) estavam atrás de um foragido quando receberam uma denuncia anônima.
Na casa que era guardada pelos menores de 16 e 13 anos os agentes civis constataram que funcionava além da “Boca de Fumo” um mini laboratório onde a droga era refinada. Mais de cem cabeças de cocaína e um farto material para preparo da droga foram apreendidos no local.
Além dos menores os policiais prenderam José Danilo da Silva Alves, 24 anos. Danilo disse em sua defesa que é usuário e que comprava e fumava o “bagulho” no local. Dezenas de isqueiros encontrados na casa mostram que de fato os usuários pipavam (gíria usada pelos drogados) as substancias entorpecentes ali mesmo.
Além da droga também foram encontrados aparelhos eletrônicos que segundo o delegado Ronaldo Coelho são deixados na boca como moeda de troca. Os usuários roubam esses produtos e trocam pela droga. Grande parte da droga estava escondida em garrafas plásticas que ficam submersas dentro do lago.
Um dos menores de iniciais J.S.A de 16 anos, é filho da traficante Maria Silva Santos, conhecida como a “Vovó do Crime”que foi presa recentemente por tráfico de drogas e está recolhida na penitenciária feminina.
Em relato a reportagem do Diário do Amapá, o menor C.D.R de 13 anos, disse que foi recrutado por um homem a cerca de duas semanas no bairro Infraero onde ele mora com os pais. O menor afirmou que o homem lhe ofereceu o negócio e que pagaria a ele R$ 1 por cada cabeça vendia. C.D.R disse que cada cabeça custava o preço de R$ 5.
Ele foi deixado na casa pelo homem. A comida era comprada por eles mesmos. C.D.R. contou também que faturava cerca de R$ 40 por dia. Ele não revelou o nome do patrão. A única coisa que o menor revelou foi que a droga era entregue por um homem jovem que sempre vinda de moto. “Ele deixava ai à droga e ia embora rapidamente” contou o menor.
Após revirarem o local e dar por encerradas as buscas os policiais envolvidos na operação encaminharam os envolvidos para a seccional do Pacoval onde eles prestaram depoimento na sala da DPE ao delegado Ronaldo Coelho. O delegado disse que apesar das alegações os três serão indiciados por tráfico de entorpecentes. Os menores seriam encaminhados para a Vara da Infância e Juventude onde ficarão recolhidos. José Danilo seguirá para o Iapen.

Policial que matou menor é condenado a 42 anos de prisão


Terminou por volta de 3h15 da madrugada de ontem, 19, o julgamento do policial militar Marco Antonio Ferreira da Silva, que respondia por homicídio consumado, seqüestro e ainda duas tentativas de assassinato. Ele e os policiais Sandro Alex Sampaio e Décio Luiz Farias eram acusados de ter seqüestrado e matado o menor Alexandre Baia, de 15 anos e ter ferido gravemente o outro menor Artur José da Silva Júnior que sobreviveu ao ataque.
O crime ocorreu por volta de 22h do dia, 23, de dezembro de 2003 em um ramal localizado na altura do km 9 da Rodovia Duque de Caxias. Marco Antonio já havia sido julgado em novembro do ano passado quando o Juiz acatando a decisão do Conselho de Sentença aplicou pena condenatória de 45 anos de reclusão.
A defesa do policial recorreu e em protesto a sentença acabou sendo anulada. Nos autos do processo uma nova testemunha fio apresentada em favor do acusado. De acordo com levantamentos feitos na justiça do Estado, o policial militar responde ainda por deserção, em face de ele haver deixado de se apresentar no comando da PM no período pós-crime.
Marco foi preso e encaminhado ao Iapen de onde acabou fugindo. Ele ficou foragido por vinte e sete dias até ser preso novamente. Ele alegou ao Juiz durante interrogatório que a fuga foi necessária por ele ter sido jurado de morte na cadeia.
Durante o julgamento que durou mais de dezessete horas a acusação sustentou a mesma tese conseguindo comprovar a culpabilidade do acusado que teria matado o menor a mando de um empresário local. Após a culpabilidade alegada pelo Conselho de Sentença o Juiz aplicou pena de 42 anos e oito meses. Novamente a defesa recorreu. Além da pena o Juiz determinou a suspensão imediata da função militar do elemento.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Rapaz de 20 anos é vítima de afogamento na orla do Santa Inês


João Antonio Silva Dantas, de 20 anos, morreu afogado na tarde deste domingo, na “Rampa do açaí” no bairro Santa Inês ao cair no rio Amazonas. João e outras pessoas lavavam um caminhão no local. Ao ir buscar um balde com água na beira da rampa ele acabou caindo acidentalmente no rio. Antonio não sabia nadar. A violência da maré alta acabou jogando o corpo do rapaz várias vezes contra o muro de arrimo. Após alguns minutos ele foi retirado da água por populares que conseguiram localizá-lo.O Corpo de Bombeiros chegou rápido ao local, mas já não havia muito que ser feito. João já estava morto. A Politec foi acionada até à rampa, onde procedeu a remoção do cadáver. Com essa morte sobe para 15 o número de vítimas de afogamento neste ano.

Presos assassinos de autônomo







Ricardo Santos, de 33 anos, foi morto por volta de 2h da madrugada de ontem no bairro Brasil Novo - zona norte - com várias facadas que lhe atingiram principalmente a região peitoral. O crime foi praticado segundo testemunhas por Rubinaldo dos Santos Albuquerque, de 24 anos, e, Ailson Lemos Maciel, de 21, vulgo "Mascote" que acabou levando uma terçadada no braço durante o crime.
Após o crime os acusados fugiram e no início da tarde de ontem Rubinaldo acabou sendo preso por agentes do serviço de Captura, departamento pertencente à Delegacia de Polícia Especializada (DPE). Em depoimento prestado ao delegado Ronaldo Coelho, Rubinaldo acabou assumindo a autoria do crime.
Por volta de 16h os agentes da Captura que estavam designados para prender o segundo elemento conseguiram localizar o paradeiro de Mascote que foi preso no bairro Jardim Felicidade. A versão dos acusado apresentada ao delegado foi a de que a vítima e mais oito elementos os abordaram durante a madrugada e roubaram a bicicleta e celular que eles tinham.
Além de serem assaltados Rubinaldo e Mascote que são primos, ainda foram espancados pelos elementos. Depois de conseguirem fugir Rubinaldo foi se armar. No retorno os primos encontraram apenas Ricardo Santos que segundo eles estava bebendo.
A vítima recebeu várias facadas e acabou morrendo a caminho do hospital. Agora o inquérito foi instaurado para apurar os fatos. Testemunhas que presenciaram o crime deverão ser intimadas a prestar depoimento na seccional do Pacoval. O delegado quer saber o que de fato provocou a morte de Ricardo. Os dois elementos foram autuados ainda dentro do flagrante e vão aguardar a conclusão do inquérito na penitenciária.

Ribeirinhos encontram corpo de caminhoneiro


O corpo do caminhoneiro Paulo Sérgio Alcântara, de 39 anos, foi encontrado na tarde deste domingo, 17, por ribeirinhos na região da Ilha das Pacas – município de Afuá. O cadáver estava em avançado estado de decomposição. Assim que encontraram o corpo, os ribeirinhos o amarraram a margem do rio para que não continuasse a deriva.
A polícia em Macapá foi informada e uma equipe do Corpo de Bombeiros e peritos da Politec seguiram para a área onde a informação foi confirmada. Flávio Alcântara, de 37 anos, irmão da vítima acompanhou a operação. Ele fez o reconhecimento do corpo no local e confirmou se tratar de Paulo o corpo encontrado. Por volta de 19h de ontem a embarcação com o cadáver aportou na praia da Fazendinha. O cadáver foi levado para o IML onde passou pelo exame cadavérico.
A autópsia no cadáver irá revelar se Paulo Sérgio morreu em face de um acidente ou se ele foi vítima de um latrocínio, (roubo seguido de morte) conforme suspeitam os irmãos Flávio e Fábio.
O caso foi registrado na 1ª DP de Santana por Fábio Alcântara e na Delegacia da Capitania dos Portos que havia deslocado uma patrulha naval para a faixa marítima onde supostamente ele desapareceu. Ainda não se sabe onde o caso será apurado.
Os tripulantes e o comandante da balsa “Tânia” onde o caminhoneiro viajava deverão ser intimados para prestar depoimentos. A balsa está atracada no Porto de Belém do Pará. A Capitania dos Portos também deve abrir inquérito para apurar a morte de Paulo Sérgio. O corpo deverá ser translado até a cidade de Jundiaí (SP) onde ocorrerá o sepultamento.
O desaparecimento
O caminhoneiro que é natural da cidade de Jundiaí (SP) desapareceu misteriosamente na madrugada da última quarta-feira, 13, da balsa “Tânia” que havia saído de Belém do Pará na noite de terça-feira, 12. O destino do caminhoneiro era o Porto de Santana onde o empurrador Edmilson Lobato aportou com a balsa por volta de 7H da manhã.
Paulo Sérgio e o irmão Fábio traziam um caminhão que saiu carregado de mercadorias de São Paulo no dia, 08 de fevereiro. Após a chegada em Belém eles deixaram o porto da capital paraense por volta de 8h da noite de terça-feira, 12.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Marinha patrulha área onde caminhoneiro pode ter caído de balsa


Um grupamento de busca e salvamento da Marinha Mercante do Brasil – com base na Capitania dos Portos de Macapá está vasculhando minuciosamente uma extensa faixa marítima localizada no Rio Jacaré que fica as proximidades do estreito de Breves onde possivelmente tenha desaparecido o caminhoneiro Paulo Sérgio Alcântara, de 39 anos de idade.
O caminhoneiro que é natural da cidade de Jundiaí (SP) desapareceu misteriosamente na madrugada da última quarta-feira, 13, da balsa “Tânia” que havia saído de Belém do Pará na noite de terça-feira, 12. O destino do caminhoneiro era o Porto de Santana onde o empurrador Edmilson Lobato aportou com a balsa por volta de 7H da manhã.
De acordo com a Capitania dos Portos, ainda não se pode descartar a possibilidade de ele estar vivo. Se de fato o desaparecimento está relacionado a um acidente, existe a possibilidade de ele ter conseguido nadar até a margem do rio onde procurou abrigo. Essa é uma hipótese considerável.
Oficialmente ele não é tido como morto. A polícia civil deverá abrir um inquérito policial para investigar o caso. O comando da Capitania dos Portos em Santana disse já estar em contato com a Capitania em Belém do Pará para localizar a embarcação de onde o caminhoneiro desapareceu. O comandante e os tripulantes deverão ser ouvidos pela polícia e paralelamente no inquérito instaurado pela Marinha.
Os irmãos Fábio – que o acompanhava na viagem, e Flávio que chegou de São Paulo manhã de sexta-feira, 15, querem saber o que houve com o irmão. Segundo eles, Paulo Alcântara era um caminhoneiro experiente e esta era sua sétima viagem ao Amapá.
Eles não acreditam que ele tenha caído acidentalmente da balsa. Dinheiro e celular do homem também desapareceram. Isso leva a família a acreditar que Paulo possa ter sido vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte). Somente após as investigações e a localização de Paulo ou seu corpo é que se saberá de fato o que houve naquela madrugada do dia, 13 de fevereiro.
Outro detalhe descrito por Fábio é que na balsa existiam cerca de vinte e cinco passageiros. Ele relatou que nenhuma lista com o nome dos passageiros foi apresentada pelo comandante. Se havia lista, ela não estava completa. Isso também deverá ser apurado pelas investigações. A única informação que Fábio obteve na manhã de quarta-feira, junto aos ocupantes da embarcação é que seu irmão foi visto por volta de 23h30; nada, além disso.
Paulo Sérgio e o irmão Fábio traziam um caminhão que saiu carregado de mercadorias de São Paulo no dia, 08 de fevereiro. Após a chegada em Belém eles deixaram o porto da capital paraense por volta de 8h da noite de terça-feira, 12.
O empurrador e a balsa de onde o caminhoneiro desapareceu retornaram para Belém do Pará tão logo houve o desembarque das carretas e containeres. Ela deveria ter sido retida no porto de Santana tão logo o fato foi denunciado por Fábio.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Terminou por volta de 13h45 de hoje, 15, o julgamento iniciado às 8h da manhã do ex-policial militar, Venzevaldo Rangel da Costa, de 44 anos, que sentou no banco dos réus da 3ª Vara Militar. O julgamento que já deveria ter ocorrido em novembro do ano passado, contou com um júri formado por oficiais militares que analisaram os fatos descritos contra ele.
Após a apresentação de defesa e acusação a Corte Militar considerou que Venzevaldo cometeu um crime militar matando friamente seu colega de farda e superior. Venzevaldo matou com um tiro no ouvido o sargento Edílson dos Santos Moraes. O crime ocorreu no dia 05 de novembro de 2003 no corpo da guarda do Fórum de Santana.
Os motivos até hoje não foram esclarecidos de fato. Após o crime o policial que terminou mas tarde sendo expulso da corporação foi mandado para a penitenciária do Estado onde estava recolhido.
De acordo com o constante nos anais do processo, naquela manhã de 05 de novembro, um outro policial que também tirava plantão chegou com a vítima primeiro no posto de serviço. A testemunha teria saído para ir a uma padaria ali próxima. Ao se deslocar até a padaria, o policial ouviu apenas um forte estampido e em ato seguido viu quando o acusado saiu correndo.
Dentro da guarita Edílson, que foi alvejado a queima-roupa, apenas agonizava sentado em uma cadeira. Ele acabou morrendo antes mesmo de dar entrada no hospital de emergências. Preso inicialmente em regime militar ele foi expulso da polícia e mandado para a prisão comum.
Antes do julgamento a defesa tentava provar que o assassino tinha problemas mentais, o que foi desmentido pelos exames. Segundo o último e definitivo laudo psiquiátrico, Venzevaldo tem apenas um transtorno anti-social, ou seja, ele não aceita regras nem imposições de outras pessoas.
Além da morte do sargento Edílson, Venzevaldo responde por dois outros crimes. Ele é acusado de matar com um tiro na virilha, um funcionário público que tinha sete filhos e ainda, de tentar contra a vida de um taxista. Por esse último crime Venzevaldo foi levado a júri popular, onde acabou sendo considerado culpado pelo conselho de sentença. Pela tentativa de homicídio o assassino teve pena fixada em mais de 18 anos de reclusão.
Agora ele deverá ter a pena unificada, ou seja, somando as condenações, Venzevaldo Rangel da Costa deverá cumprir pena de 40 anos em regime fechado conforme despacho judicial. O advogado disse que vai recorrer. Enquanto isso o policial matador continua trancafiado na cadeia onde paga pelos crimes.

Caminhoneiro desaparece durante viagem de balsa entre Belém/Macapá


O caminhoneiro Paulo Sérgio de Alcântara, de 39 anos de idade, natural de Jundiaí-São Paulo, desapareceu misteriosamente na madrugada da última quarta-feira, 13, da balsa “Tânia” que havia saído de Belém do Pará na noite de terça-feira, 12. O destino do caminhoneiro era o Porto de Santana onde o empurrador Edmilson Lobato aportou com a balsa por volta de 7H da manhã.
Paulo Sérgio trazia um caminhão que saiu carregado de mercadorias de São Paulo no dia, 08 de fevereiro. Fábio Carlos de Alcântara, que é irmão do desaparecido e que o acompanhava na viagem narrou os últimos passos de Paulo.
Segundo Fábio, eles deixaram o porto de Belém por volta de 8h da noite de terça-feira, 12. A última vez em que viu o irmão foi por volta de 23h quando Fábio foi dormir. Por volta de 7h da manhã de quarta-feira, ele levantou e notou que o irmão não havia dormido na cabine do caminhão como sempre fazia.
Fábio procurou o irmão por todos os lados, mas não o encontrou. Ele conversou com tripulantes e passageiros e todos disseram também não saber o que havia ocorrido. Ao questionar o comandante o rapaz disse ter recebido como resposta: “Eu não posso fazer nada meu amigo. Você deve procurar uma delegacia no porto e registrar uma ocorrência” disse o comandante da embarcação. A Capitania dos Portos foi informada assim como a polícia civil. A família busca por uma informação concreta. Eles querem saber o que levou ao desaparecimento de Paulo. O homem carregava uma certa quantia em dinheiro que também não foi encontrada. Até agora ninguém se pronunciou sobre os fatos. A capitania dos Portos prometeu se manifestar tão logo faça um levantamento.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Assaltantes são presos após levarem R$ 5 mil de empresária


A negociadora de pescado Maria Ocilene Santos Gomes, foi rendida na manhã de hoje, 14, na área portuária de Santana por três elementos que armados de revólver exigiram que ela entregasse a bolsa onde estavam cerca de R$ 5 mil em dinheiro que fazia parte da negociação de um carregamento de peixes.
Uma amiga que acompanhava Maria Ocilene ainda tentou segurar a bolsa mas um dos elementos encostou a arma contra seu corpo e ameaçou puxar o gatilho. Mas controlada Maria pediu para que a amiga deixasse eles levarem o objeto.
Utilizando um carro e uma moto os homens fugiram. Por volta de 13h policiais militares do 4º BPM de Santana conseguiram localizar dois dos acusados. Maurício da Silva Crespo, de 24 anos, e, Darilton da Fonseca Silva, de 20, foram presos na Avenida Castelo Branco – área central de Santana.
O terceiro elemento, José Roberto Banha Fortunato, de 37 anos, estava escondido no bairro Marabaixo I onde foi localizado pela polícia após ser delatado pelos comparsas. Com os três foram encontrados o dinheiro do assalto, um revólver calibre 38, aparelhos celulares, o carro Gol de placa NEQ-5003 e a moto Titan vermelha de placa NEO-8630 que foram utilizados na ação criminosa.
Após serem transferidos do quartel do 4º BPM onde eles estavam detidos, os tr6es elementos seguiram para a central de flagrantes de Santana onde a ocorrência foi registrada. Maria Ocilene fez o reconhecimento dos elementos e confirmou cara-a-cara que foram eles os bandidos que haviam levado seus pertences.
A vítima disse que a abordagem ocorreu no exato momento em que ela entrava em uma catraia onde irá verificar um pescado que seria negociado. Nessa hora um dos elementos agarrou em seu braço, levantou a camisa deixando a mostra a arma e pediu para que ela ficasse em silêncio. “Eu jamais vou esquecer aquele momento; pensei que iria levar um tiro” desabafou a mulher.
Por volta de 16h o delegado de polícia Emerson que estava no plantão da central iniciou a tomada de depoimentos. Várias testemunhas depuseram em desfavor dos elementos que seriam enquadrados por assalto a mão armada, porte ilegal de arma dentre outros crimes previstos no código penal. Agora a polícia vai investigar a situação dos veículos. Os lacres das placas estavam rompidos e isso indica que as placas podem ser frias.
Somente após a constatação dos números dos chassis é que se saberá a procedência deles. A suspeita de que eles tenham sido roubados. Os três seguiram após a oitiva e autuação criminal para o Iapen onde aguardarão julgamento.

Luta pelo tráfico leva pânico aos bairros periféricos


A violência urbana continua mutilando inúmeros jovens em bairros periféricos da capital do Estado. No fim da madrugada de ontem um confronto armado entre jovens marginais deixou temerosos os moradores que residem no fim do bairro Congós - zona sul da cidade.De acordo com moradores, eram aproximadamente 4h30 da manhã quando cerca de 30 jovens armados com paus, pedras e terçados se enfrentaram em uma verdadeira batalha campal. Depois de quase 20 mi-nutos de confronto a polícia foi acionada até a área. Ao perceber a aproximação dos policiais os elementos empreenderam fuga sem que ninguém fosse preso. Apesar da fuga muitos des-ses jovens foram atingidos durante o confronto.Supondo que alguns deles procurassem ajuda médica no Hospital de Emergência, a polícia colocou homens de prontidão na entrada do HE. Se fossem em busca do auxílio eles seriam presos após o atendimento.A polícia já está de posse de alguns pseudônimos e prenomes. Com isso os policiais esperam chegar ao paradeiro dos membros das duas gangues que vêm espa-lhando o medo e insegurança na população. OutroPor volta de 10h da ma-nhã de ontem duas facções criminosas trocaram tiros em plena luz do dia na Rua do Copala que segue como ponto de conflito armado entre traficantes que disputam espaço por entre as vielas. A exemplo do ocorrido no bairro Congós, ninguém foi preso.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Chefe de Quadrilha criminosa aplicava 1-7-1 no Pará


chefe da quadrilha presa no final da tarde desta segunda-feira, 11, no bairro Perpétuo Socorro tem crimes cometidos no Estado do Pará. Fábio Samir Leite Tei-xeira, 24, o Pitbull, já é co-nhecido da polícia paraense por golpes aplicados principalmente no município de Afuá onde ele se fez passar por Bombeiro Militar e lá aplicou o golpe 171 nas autoridades do município.Se dizendo instrutor do Corpo de Bombeiros, Samir conseguiu reunir um grupo de pessoas que supostamente fariam parte de um treinamento de sobrevivência na mata. Utilizando do-cumentos falsos do Corpo de Bombeiros ele conseguiu aplicar o golpe que lhe rendeu um bom dinheiro.Depois de alguns dias, autoridades municipais desconfiaram do rapaz que começou a apresentar um comportamento anormal. Ao checar se ele realmente estava autorizado pela corporação militar foi descoberta a farsa. Samir ou Pitbull foi preso na delegacia de Afuá.Após sua prisão foi descoberto que ele na realidade era menor de idade. Ainda faltavam alguns meses para que ele completasse a maior idade. Ele acabou passando pela Vara da Criança e Adolescente e depois foi posto em liberdade. Segundo a polícia após isso ele retornou para Macapá onde se passava por várias pessoas importantes.Sujeito de boa conversa e expressão convincente ele convencia suas vítimas a re-velar detalhes que seriam úteis durante os crimes que ele premeditava. A última vítima de Pitbull foi Mário Wilson Teixeira que teve a casa furtada pelo elemento e sua quadrilha.Com base no depoimento da vítima, Sami sabia que o homem viajava muito e esperou ele seguir até o município de Pracuúba onde Mário mantém um outro imóvel. Como sabia que seu retorno iria demo-rar pelo menos uma semana, Pitbull arrombou a casa e friamente alugou um cami-nhão para fazer a mudança.Aos vizinhos ele argumentava que Mário havia se separado da esposa que autorizara a ele fazer a suposta mudança. Desconfiados os vizinhos entraram em contato com Mário que retornou a Macapá e aguardou o retorno do acusado. Quando retornou ao imóvel Sami foi preso pelo dono da casa que chamou a polícia.Os objetos foram loca-lizados nos bairros P. Socorro, Infraero I e Pacoval. Além dos objetos recuperados a polícia ainda encontrou com a quadrilha uma certa quantidade de cocaína. Tentando livrar a cara dos comparsas Sami assumiu que fez tudo sozinho. A argumentação não convenceu o de-legado plantonista que indiciou os elementos.Reinaldo Alves de Souza, 18, vulgo "Soldado"; Lemoel Liarte Dias, 18; Marcio Mendes dos Santos, 25, e um menor de quinze anos integravam a quadrilha. Agora a polícia vai investigar a participação de outros elementos que podem estar envolvidos nesse e outros assaltos praticados pela quadrilha. Os maiores foram encaminhados ao Iapen enquanto o menor era transferido para a Delegacia do Menor.