servidor

Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Um repórter que sempre prima pela notícia com credibilidade e transparência

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Legistas do IML de Belém fizeram a exumação dos corpos da família "Negreiro"


Médico Legista Mário Roberto em entrevista exclusiva ao repórter Elden Carlos



Uma equipe médica do Instituto Médico Legal (IML) de Belém (PA) desembarcou por volta de 15h desta terça-feira, 26, no Aeroporto Internacional de Macapá com o objetivo de se deslocar via marítima até a comunidade do Rio Maracujazinho que fica no município de Afuá, onde a equipe comandada pelo médico legista Mário Roberto Oliveira realizou ontem a exumação dos corpos do agricultor Francisco Gomes Negreiros, de 40 anos, e seus filhos Joelson, de 12, e Jorge Gomes Negreiros, de 10 anos.
A família foi vítima de uma chacina ocorrida no dia 23 de janeiro deste ano, naquela localidade. A exumação dos corpos, de acordo com o legista, foi solicitada pela Justiça do Estado do Pará. O requerimento foi feito pela Promotoria de Justiça da Comarca de Afuá. A decisão veio depois que ficou constatado que os corpos não passaram pela necropsia após o crime, o que torna impossível a apresentação da prova técnica (laudo pericial) no processo.Após o despacho da ordem judicial emitida pelo Juiz paraense, à direção do IML do Pará entrou em contato com a direção da Politec em Macapá que disponibilizou toda estrutura necessária para o deslocamento até a área onde os corpos foram sepultados. Peritos amapaenses também foram disponibilizados para ajudar na exumação.
O legista Mário Roberto explicou que mesmo já se passando um mês do ocorrido ainda será possível detectar onde as vítimas foram feridas e que tipo de armas foram usadas para o massacre. "É necessário que inclusive a cabeça dessas pessoas sejam abertas para verificar que partes foram atingidas, já que segundo nossa equipe foi informada, as vítimas foram mortas com tiros, terçadadas e pauladas desferidas principalmente na região da cabeça" disse o legista.Ele afirmou que a autópsia nos cadáveres deveria durar cerca de 4h. Além do médico legista, vieram também o doutor Wagner Barreto que é odonto-legista e o auxiliar técnico Franck Coelho. Wagner Barreto é especialista em reconhecimento pelo processo de verificação da arcada dentária.
O laudo pericial deverá ser concluído e divulgado pelo IML de Belém em no máximo 15 dias. Depois de concluído, o laudo será encaminhado para a Comarca de Afuá onde será anexado ao processo criminal. Os réus que confessaram o crime estão presos. Edielson Pereira da Silva, de 18 anos, está encarcerado na delegacia de polícia de Afuá aguardando transferência para a penitenciária de Americano. João Costa dos Santos conseguiu através de sua família comprovar que no dia do crime tinha, 17 anos. Ele acabou sendo mandado para o Centro de Recuperação de Adolescentes Infratores (Crai) que fica na capital paraense. O crimeJoão e Edielson apresentaram duas versões diferentes para o caso, porém ambos disseram que o triplo homicídio foi articulado por um terceiro elemento. João afirmou que a execução sumária ocorreu porque o suposto "mandante" teria uma animosidade com Francisco. Disposto a eliminar o oponente o homem contratou os dois para executar o plano. Segundo João, pelo serviço eles receberiam a importância de R$ 100. Edielson contrariou o comparsa dizendo que a intenção real era roubar o açaí e dinheiro da vítima. Como reagiu ao assalto ele acabou sendo morto. Para que não houvesse testemunhas eles resolveram matar as crianças como queima de arquivo. Eles acabaram presos por homens do Bope na comunidade.

Nenhum comentário: