servidor

Quem sou eu

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Um repórter que sempre prima pela notícia com credibilidade e transparência

sexta-feira, 28 de março de 2008

" Operação Catraia" leva 200 homens para Laranjal do Jarí

Catraias fazem a travessia entre Larajal e Monte Dourado
Vários meses de investigações feitas por homens dos núcleos de inteligência e investigações do Conselho de Segurança Pública do Meio Norte (COMEN) que é composto pelos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Pará e Piauí resultaram em uma das maiores operações já realizadas nos municípios de Laranjal do Jarí no Amapá e Monte Dourado que fica na margem paraense do rio Jarí. A operação que envolve mais de duzentos homens das polícias Civil, Militar, Federal, Batalhão Ambiental, Politec Polícia Rodoviária Federal e Grupo Tático Aéreo (GTA) foi batizada de "Operação Catraia". O nome faz menção ao veículo marítimo que é utilizado entre os dois eixos pela população. Desde às 6h da manhã de ontem, 28, os policiais saíram as ruas de Laranjal para dar cumprimento a setenta mandados de prisão e quinze mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça.


A violência desenfreada no município e o narcotráfico que impera na região a qual é considerada território livre para venda e consumo de entorpecentes fez com que a medida de impacto fosse tomada pelo Conselho. Vários delegados envolvidos na operação fizeram os levantamentos necessários para que cada um na sua especialidade pudesse montar um mapa operacional que serviu como base durante a operação. Os mandados estão relacionados ao tráfico de entorpecentes, homicídios, roubos, furtos e na grande maioria os crimes contra o patrimônio público e a violência doméstica contra a mulher. O serviço de Captura da Delegacia de Polícia Especializada DPE que é o órgão especializado no cumprimento de mandados e recaptura de foragidos atuou na busca desses elementos que estão em débito com a justiça.

Ontem à noite a força tarefa percorreu bares, boates e zonas consideradas de prostituição e venda e consumo de entorpecentes. A medida era coibir essas práticas criminosas assim como a prostituição infantil. Essa última é uma prática comum em Laranjal do Jarí. A prostituição infantil e o aliciamento de menores são algo que as autoridades vem tentando combater a tempos. Para a operação os policiais envolvidos contaram com um apoio logístico e bélico com tecnologia de ponta. Nos computadores levados pelos agentes estavam as informações sobre foragidos, criminosos, e até mesmo registro detalhados de veículos roubados em outros estados e que estariam circulando livremente naquele município. Barreiras foram montadas nas estradas que dão acesso ao município.

O trabalho foi realizado por agentes da Polícia Rodoviária Federal. Além das estradas, as pistas aéreas de pouso e decolagem de aviões e os Portos onde os barcos que saem e que chegam de outros municípios e Estados atracam foram monitorados. Um boletim parcial da operação deverá ser repassado hoje pela manhã. Nesse boletim estarão informações sobre o número de prisões já executadas e veículos apreendidos. O quantitativo de drogas aprendidas deverá também ser parcialmente divulgado. A "Operação Catraia" encerra às 12h de amanhã. A operação correu de forma sigilosa até o último momento para que nenhuma informação vazasse pondo assim em risco todo trabalho que levou meses de investigação.

Nenhum comentário: